Método BLW: você já ouviu falar?

A gente tem certeza que sim, o método Baby-led Weaning (BLW) está circulando em todas as conversas de mães, cuidadores e profissionais de saúde.

É um método para oferecer  alimentos em pedaços a partir dos seis meses de idade, substituindo a tradicional alimentação por colher. Como alguns problemas foram surgindo como riscos de engasgos, deficiência de ferro e falta de variabilidade na oferta dos alimentos,  surgiu o método BLISS, que seria a mesma proposta mas com recomendações dietéticas mais detalhadas para orientar às mães no dia a dia.

Mas porque tem que ser sempre 8 ou 80? O meio termo é sempre mais eficiente pois aproveita o bom dos dois lados.

Alternar alimentação por colher e ofertar alimentos que o bebê possa pegar, sentir, cheirar,  degustar e se lambuzar talvez seja a estratégia mais sensata no momento.  Arroz com feijão, que faz parte do nosso hábito alimentar, não é uma refeição fácil de usar no método BLW e fazer bolinhos para que a criança pegue e coma, só complica uma prática que é natural e exige mais manipulação desses alimentos.

Desde que a história existe, bebês pegam alimentos com as mãos e comem, o que é muito importante para o desenvolvimento e devem ser estimulados, sem regras, sem métodos, sem restrições de alimentos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s