Micronutrientes? Cuidado com o excesso!

Image result for fortified foods for children Image result for bebês comendo

Micronutrientes são muito importantes para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Os mais famosos são ferro, zinco, vitamina A, cálcio, vitamina D, vitamina C, folato e  vitamin 12. As crianças   menores de cinco anos precisam muito desses nutrientes e  desenvolvem deficiências com muita facilidade se não recebem quantidades suficientes.

Ops! Então porque  estamos falando em excesso? A maioria dos alimentos para bebês e crianças, produzidos pela indústria de alimentos, são enriquecidos com micronutrientes.  Geralmente uma porção desses alimentos  contém quantidades generosas de micronutrientes. Portanto,  o consumo de duas porções diariametne vai dobrar a quantidade de cada micronutriente e a soma de vários alimentos enriquecidos durante o dia pode realmente fazer com que a criança consuma  excesso de micronutrientes sintéticos. Esses micronutrientes podem ser tóxicos se forem consumidos em grandes quantidades.

Portanto, verifique os rótulos dos alimentos que está oferecendo para seu filho e quantos são enriquecidos e quantas vezes seu filho está consumindo. Se tiver dúvidas converse com um profissional da área.

Micronutrientes fornecidos pelos alimentos como carnes, verduras, legumes e frutas não apresentam riscos de consumo excessivo pois são naturais.

Deixe um comentário